Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Qual a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?

Mestrado-Profissional-X-Academico-Facauldade.BLOG-720x480

Há algum tempo, muitos profissionais sentem que a graduação não é suficiente devido ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Nesse sentido, realizar um mestrado é uma forma de se destacar e se diferenciar. Entretanto, pode surgir a dúvida: qual mestrado fazer? Qual a diferença entre eles? Continue lendo e vamos esclarecer essas questões tão comuns para aqueles que pretendem realizar um Mestrado.

Os cursos de Mestrado são classificados como stricto sensu e, ao concluir o programa, o estudante recebe o título de Mestre. Existem dois tipos de mestrado: acadêmico e profissional.

Mestrado Acadêmico

O Mestrado Acadêmico (MA) é obrigatório para quem pretende seguir a carreira acadêmica, lecionando em Instituições de Ensino Superior. Além das disciplinas relacionadas à área de atuação, esse tipo de mestrado inclui disciplinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades docentes. A ênfase do curso está no conhecimento científico e metodológico, o que acaba resultando numa carga horária maior quando comparado ao Mestrado Profissional (MP).

Para obter o título de Mestre no Mestrado Acadêmico, o aluno deve apresentar uma “Dissertação de Mestrado”. Trata-se de uma pesquisa teórica ou aplicada, que deve ser defendida perante uma banca examinadora e também entregue por escrito.

Mestrado Profissional

Já o Mestrado Profissional (MP) é mais indicado para aqueles que não desejam ingressar no meio acadêmico como docentes. Esse tipo de mestrado tem uma carga horária menor e, muitas vezes, é mais flexível. Ao final do curso, o aluno deve apresentar um trabalho embasado em pesquisa que aborde um problema real.

Ambos os cursos concedem o título de Mestre, sendo assim, cabe a você decidir, de acordo com sua personalidade e expectativas profissionais, qual deles se encaixa melhor para você.

Lembre-se que, os cursos de Mestrado, também devem ser reconhecidos para terem validade no Brasil e quem faz esta validação é a CAPES.

Espero ter ajudado a esclarecer essas diferenças. Desejo sucesso em sua escolha e em seu futuro profissional!

Comente aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Mais populares